Os chás têm um grande poder de limpar o organismo, relaxar, acalmar, amenizar a ansiedade, melhorar incômodos no organismo e contribuir expressivamente para o bem estar e saúde.
Chás não são como os medicamentos, mas se consumidos da forma correta, trazem muitos benefícios e diminuem muito os sintomas de várias doenças. Ao mesmo tempo, eles também têm suas contra indicações. Tudo que é utilizado em excesso pode trazer problemas à saúde, algumas ervas podem anular ou intensificar os efeitos de remédios, além de ser prejudicial para algumas pessoas com pressão baixa ou alta. Por isso é importante conhecer as propriedades de cada erva e sempre usá-las de forma correta.
Atualmente a indústria ampliou significamente a produção dos chás, misturando ervas e frutas, somente frutas, mas é sempre melhor consumir os chás feitos das folhas, ervas ou frutas desidratadas, pois no processo de moagem elas perdem parte das suas propriedades e ainda, a concentração das ervas são menores quando consumimos os industrializados.
Temos uma riqueza muito grande de plantas, ervas e frutas que nos permite escolher de acordo com o gosto e principalmente pelos seus benefícios. Casas de produtos naturais costumam vender ervas secas a granel, o que também nos proporciona uma economia muito grande em relação aos industrializados, que pagamos por embalagens e marcas. Sem contar que é possível fazer em casa seus próprios saches, utilizando paninhos e barbantes.
Existem duas formas mais indicadas de fazer seu chá e aproveitar todas as suas propriedades: a infusão e decocção. A infusão é o contato das folhas ou flores com a água quente. Você coloca a água para aquecer e no momento que ela começa a ter pequenas borbulhas, desliga-se o fogo e colocam-se as folhas ou flores nesta água. É só deixar no recipiente tampado por cerca de 10 minutos, coar e ingerir na temperatura que mais lhe agrade. Já a decocção é indicada para cascas, raízes ou caules, onde para extração de suas propriedades é preciso que a água entre ebulição. Desta forma, basta colocar as cascas, raízes ou caules no recipiente com água e deixar ferver por cerca de três a cinco minutos.
Como eu disse antes, existem grandes possibilidades de misturas para chás. Você não precisa utilizar apenas uma erva, pode misturar várias e até mesmo frutas para dar aquela saborizada e o cheirinho também fica maravilhoso! Vamos ver algumas opções e seus benefícios:
A erva doce, mate, alecrim, hibisco, tomilho e o chá preto são ótimas opções para estimular o ânimo e a disposição, desta forma devem ser tomadas durante o dia para dar up no seu dia.
Já para acalmar e diminuir o stress tem a erva cidreira, capim cidreira, capim limão, camomila e maracujá e ainda a passiflora e mulungu que devem ser consumidas a noite para ajudar inclusive no combate a insônia. A melissa, alecrim e o maracujá também possuem propriedades que amenizam as situações de ansiedade.
Os chás antioxidantes têm o poder de neutralizar os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças cardíacas, câncer e auxiliando no funcionamento das funções do cérebro, são boas opções o chá verde, hortelã, oliveira e alecrim.
Já para aliviar os sintomas de um resfriado temos o velho e tão conhecido chá de limão com mel, além da laranja, maça, gengibre e a canela.
Os salvadores do sistema digestivo são o boldo, menta e a sálvia.
E finalmente os mais procurados são os emagrecedores e termogênicos, conhecidos como aceleradores de metabolismo. Eles contribuem na queima de gordura corporal, na ação diurética, alguns diminuem a vontade de comer doces e até reduzem o apetite em alguns casos. São eles: Chá branco, Chá verde, Chá vermelho, Porangaba, Carqueja, Oolong e Hibisco.
Veja quantas possibilidades! Você pode fazer uma mistura de ervas de acordo com seu objetivo e aproveitar esse friozinho que dá até vontade de tomar um chá, não é mesmo?