A DIFERENÇA ENTRE DIETA E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 

Você resolve emagrecer e vai logo pesquisar na internet sobre a dieta mais louca do mundo. A dieta do limão em jejum, do suco de berinjela, do ovo, enfim, muitas vezes coloca sua saúde em risco por que não sabe dosar as coisas, ou simplesmente não entende que uma simples reeducação alimentar já pode fazer toda diferença na sua vida.

Mas então qual é a diferença entre dieta e reeducação alimentar? Dieta geralmente é a restrição de alguns grupos alimentares e tem um objetivo bem definido, que pode ser ganho de massa magra, controle de diabetes, colesterol e triglicerídeos, alívio para certos desconfortos ou condições de saúde, por exemplo: intolerâncias e alergias e até mesmo para a preparação de atletas para competições.

Dieta é um estilo alimentar e deve ser acompanhada sempre por um profissional, pois cada pessoa é diferente e tem sua individualidade e realidade. Estar em “dieta” nem sempre significa que o individuo está querendo emagrecer, pois como falei antes, pode ser simplesmente para um controle de alguma doença ou até mesmo para ganhar músculos.

Já a reeducação alimentar é uma introdução de hábitos alimentares saudáveis e permanentes, hábitos estes que as pessoas ignoram por conta da rotina de vida. Reeducar-se é criar uma consciência de suas escolhas e isso deve permanecer por toda vida. É saber que você pode comer de tudo um pouco, sem exagerar.

Dietas da moda ou sem acompanhamento são apenas soluções temporárias e nem sempre definitivas, elas visam apenas a estética, não a saúde. Já no caso da reeducação alimentar o foco geralmente é o emagrecimento e mais que isso permanecer saudável pro resto da vida.

Um fator para as pessoas não se motivarem a fazer uma reeducação alimentar é a questão do resultado. Na dieta os resultados podem ser vistos mais rapidamente, pois você está fazendo uma restrição alimentar, mas será que terá uma duração prolongada do resultado obtido? A reeducação alimentar o resultado é de médio a longo prazo, mas seus resultados se manterão por muito mais tempo também, principalmente se você realmente se conscientizar e abandonar hábitos errados.

Nenhuma modalidade é melhor que a outra, elas são para objetivos diferentes! Se você tem alguma doença ou restrição alimentar, é necessário procurar ajuda profissional para montar um plano alimentar adequado ao seu problema e ainda equilibrar sua alimentação com outros nutrientes que substituirão o que você não pode. O equilíbrio na alimentação sempre deve ser a melhor opção. Consumir alimentos variados vão sempre trazer mais nutrientes para o funcionamento do organismo, enquanto restringir um grupo sem realmente ter necessidade, pode também trazer muitos prejuízos a sua saúde.

Estabeleça seu objetivo e faça dele sua motivação, seja por uma dieta passada por um profissional ou por reeducação alimentar, faça! Sua saúde agradece.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro