VAMOS FALAR AGORA SOBRE JEJUM INTERMITENTE

 

Quando falamos de emagrecimento, não existe fórmula mágica ou certo e errado. Cada corpo reage de uma forma aos diversos processos. O jejum intermitente, conhecido como JI ou intermittent fasting, é bastante conhecido no mundo fitness e muita gente tem utilizado este estilo de alimentação para emagrecer, melhorar a saúde e até facilitar o seu dia a dia.

Conheço muita gente que simplesmente não gosta de comer pela manhã. Se sente desconfortável e acaba por muitas vezes fazendo sua primeira refeição no almoço. Isso é errado? E aquela velha história de que precisamos comer de três em três horas?
Bom, o que eu posso dizer sobre esse assunto é que nem todas as dietas ou estilos de alimentação são para todas as pessoas.

O JI é simplesmente um estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Essa prática é algo comum na história dos seres humanos e os adeptos se baseiam nos nossos ancestrais, que não tinham tanta comida disponível como nós. Era comum eles passarem longos períodos com pouca ou nenhuma comida, e por isso nossos corpos foram evoluindo e ficaram capazes de funcionar sem alimentos por também longos períodos de tempo.

Existem vários protocolos, o mais conhecido e utilizado é o jejum de 16 horas, onde se come moderadamente por um período de 8 horas e ficam-se outras 16 em jejum. Na teoria não é difícil de fazer esse protocolo, pois se você dorme 8 horas, adiciona um jejum 4 horas antes de dormir e um de 4 depois que acordar. Nas outras 8 horas se alimenta normalmente, mas é claro que precisam ser refeições moderadas e saudáveis para se ter o efeito desejado.

Há também os protocolos de jejum de 24 horas, que devem ser realizados apenas duas vezes na semana. Já para o protocolo de 36 horas é necessário um acompanhamento profissional e que tenha sido antecedido pelos outros protocolos. Existe o protocolo 5:2, que basicamente consiste em comer 2 dias na semana entre 500 e 600 calorias, nos outros dias normalmente de forma saudável e controlada. E por último a conhecida Dieta do Guerreiro, que consiste em comer apenas vegetais e em alguns casos frutas no período diurno e a noite se pode fazer uma refeição normal. A Dieta do Guerreiro prega a ingestão de “comida de verdade”, livre de conservantes, corantes ou industrializados.

Você deve estar se perguntando, mas eu também posso fazer o jejum intermitente? Como foi dito no início, cada corpo reage de forma diferente aos diversos processos. Basicamente o que nos faz emagrecer é ingerir menos calorias do que se gasta. Nada adianta fazer horas de jejum e depois comer sem limites e sem qualidade.

Vários estudos mostraram benefícios deste estilo, os principais deles são: a redução da pressão arterial, o aumento dos níveis dos hormônios do crescimento e a melhora hormonal, a redução da resistência a insulina, a melhora da reparação celular, redução de inflamações e do colesterol ruim, dentre outras.

Cabe lembrar que a hidratação é muito importante no período de jejum, durante esse período são liberados água, chás e café sem açúcar e suco de fruta sem açúcar apenas se houver fraqueza. Antes de alterar sua rotina alimentar, procure sempre um nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro