Cada dia que passa fico mais impressionada com a quantidade de dietas que aparecem no “mercado” para iludir as pessoas. É dieta Detox, dieta do Chá, do Limão, do Abacaxi, Zero isso ou zero aquilo, entre milhares de outras com várias denominações.
As pessoas já não sabem o que comer, cortam aleatoriamente grupos alimentares sem nenhum critério ou acompanhamento profissional, não se importando se isso pode causar algum risco a sua saúde.
Emagrecimento é um simples cálculo matemático, você deve gastar mais do que consumiu e o que você consome é muito importante para o seu rendimento no dia a dia, para as atividades físicas e até mesmo para sua mente.
Ao invés de ficar se matando nesse terrorismo alimentar, tirando uma coisa ou outra, é necessário entender todo o resto, entender o porquê ou o que te engordou. De que adianta simplesmente não consumir determinado alimento, mas consumir outro em excesso. Excesso pode ser a causa do seu fracasso.
A retirada de certos alimentos não significa que você segue uma dieta saudável. Em alguns casos, as pessoas podem ter alergia ou intolerância por determinado alimento, estes casos devem ser tratados como doenças, mas ultimamente o terrorismo alimentar, faz com que as pessoas tirem o glúten, a lactose, entre outros sem nenhum motivo efetivo para isso.
As pessoas sentem culpa ao comer e essa culpa pode desencadear transtornos e desequilíbrios alimentares, depressão e outras desordens emocionais que depois só serão resolvidas com ajuda profissional. Pessoas que se alimentam de forma consciente e correta, são mais felizes. Tudo o que fazemos na vida deve ser prazeroso, o sofrimento não vale a pena. Por isso, conhecer seu corpo e suas limitações é essencial para conseguir o que deseja.
O fato é que não devemos glorificar ou demonizar nenhum alimento, cada um tem seu papel importante no nosso organismo, não existe aquilo de ser bom ou um ruim, ser saudável vai muito além do que vestir um número determinado de manequim.
Devemos considerar a saúde como um todo: corpo, mente e ambiente. Antes de tudo devemos conhecer nosso corpo, aprender o que nos faz bem e o que não faz também, para assim alinhar estratégias que funcionem para nós, para nosso corpo.
Não caiam nas fórmulas prontas, somos seres humanos únicos e para termos uma vida saudável, temos que alimentar o nosso corpo do que ele precisa, não do que nos vendem!