SÉRIE BARIÁTRICA – PÓS OPERATÓRIO

Após a Cirurgia Bariátrica o paciente precisa de muitos cuidados, sejam eles imediatos ou em longo prazo. Logo depois da cirurgia o paciente fica em observação e recebe medicamentos para controle da dor. Cerca de 12 a 24 horas depois já estará apto a começar a dieta líquida.
Nos primeiros quinze dias, a dieta líquida tem a função de ajudar na recuperação do estômago e existem protocolos que inserem a dieta pastosa ou branda logo na segunda quinzena pós cirúrgica. A hidratação neste momento é muito importante, pois com redução calórica, o paciente pode se sentir mais fraco.
Em relação a atividades físicas, isso varia de cada médico, mas em geral, logo após a cirurgia, o paciente começa com pequenas caminhadas com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea e prevenir uma possível embolia pulmonar ou trombose. Depois de um mês, é possível começar com caminhadas mais extensas e depois treinamentos esportivos mais intensos, sempre a critério médico.
O período de recuperação é cercado de cuidados, o paciente utiliza injeções e meias antitrombose, em alguns casos aparelhos massageadores que estimulam a circulação, cintas cirúrgicas e o Respiron, que é um equipamento para fisioterapia pulmonar, que ajuda na função respiratória.
Um dos principais cuidados a longo prazo é a suplementação, pois dependendo da técnica utilizada, a absorção de nutrientes é reduzida e logo após o término da dieta líquida o paciente já recebe as orientações para suplementação nutricional. Essa falta de nutrientes pode ocasionar quedas acentuadas de cabelo e ressecamento da pele, que devem ser relatadas ao médico, para que exames sejam realizados e introduzidos os nutrientes necessários.
No geral, os trinta primeiros dias são os mais complicados, pois a atenção deve estar toda voltada para a recuperação. A dieta líquida deve ser feita corretamente para evitar qualquer tipo de complicação. Com o passar dos dias o paciente vai ficando mais confiante, entendendo seu processo de emagrecimento e aprendendo a lidar com sua nova rotina. O mais importante nesta fase é manter disciplina e ser acompanhado pela equipe multidisciplinar, pois o sucesso da cirurgia depende disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro