SÉRIE BARIÁTRICA – BALÃO INTRAGÁSTRICO

O balão intragástrico, conhecido também como balão intra-bariátrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para que seja preenchido este espaço e consequentemente fazendo com que o paciente coma menos e perca peso.
O procedimento de colocação do balão é feito via endoscópica e é um procedimento bastante rápido, feito com sedação e, por isso, não o paciente não precisa ficar internado. O balão é inserido vazio pela boca do paciente já sedado e em seguida é preenchido com um líquido azul, que no caso de rompimento faz com que a urina do mesmo saia esverdeada.
A colocação do balão pode provocar náuseas, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença dele. Em casos mais raros, o balão pode se romper e ir para o intestino, provocando a sua obstrução e causando sintomas como barriga inchada e obstipação.
O balão deve ser removido após 6 meses, mas, nesse tempo, pode levar a perda de cerca de 13% do peso, sendo indicado para pessoas com IMC superior a 30kg/m2 e com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo, ou IMC superior a 35 kg/m2. Este procedimento também serve para pacientes que desejam realizar cirurgia bariátrica, mas precisam emagrecer um pouco antes para reduzir os riscos da cirurgia.
A colocação do balão não é realizada pelo SUS, salvo em casos especiais e o custo é por volta de R$ 8.500,00, podendo variar, nos casos onde a remoção já está incluída no preço inicial.
Esta técnica não é considerada uma técnica de cirurgia bariátrica, mas sim um procedimento facilitador de perda de peso e diferentemente das cirurgias bariátricas, ela não provoca alterações no estômago e no intestino, não é um procedimento invasivo, pois não ocorrem cortes e é um procedimento facilmente reversível nos casos de rejeição.
Embora considerada uma boa técnica para perda do excesso de peso, o paciente precisa fazer um acompanhamento nutricional e atividades físicas, para que o ajude a manter o peso depois da retirada do balão.
Para conhecer mais sobre o procedimento e se este se enquadra a seu caso de saúde, procure um cirurgião especializado. @ Moji-Mirim, Sao Paulo, Brazil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro