SÉRIE BARIÁTRICA – BYPASS GÁSTRICO

O Bypass Gástrico, também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella) é uma técnica de tratamento cirúrgica da obesidade e das doenças metabólicas. Esta técnica consiste em construir um novo estômago com cerca de 50ml de capacidade. Este pequeno reservatório é costurado com o intestino, deixando-o cerca de 1 metro mais curto. O restante do estômago e o intestino desviado não são retirados do corpo do paciente, estes órgãos ficam apenas excluídos do trajeto percorrido pelos alimentos e enzimas digestivas. Sendo assim, a quantidade de alimentos ingeridos e absorção dos nutrientes são bem menores, além do que a técnica aumenta o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e redução da fome.
Esta técnica cirúrgica é considerada mista, com predominância do fator restritivo, pois a quantidade de alimentos ingeridos é bem limitada, causando perda de peso corporal. A maioria dos pacientes tem uma excelente qualidade de vida depois dos primeiros meses da operação e esta técnica é a mais realizada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias feitas no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
A indicação deste tipo de cirurgia pode ocorrer em pacientes com o Índice de Massa Corporal – IMC acima de 40 ou entre 35 e 40 nos casos onde o paciente tem comorbidades, ou seja, outras doenças associadas à obesidade.
Em geral, a internação para realização e recuperação do procedimento costuma levar cerca de três dias. A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia, que torna o procedimento mais seguro e com menos riscos ao paciente, mas em alguns casos o cirurgião pode solicitar o procedimento aberto.
Neste tipo de cirurgia espera-se a perda de 35% a 45% do peso inicial no primeiro ano. No segundo ano de cirurgia a perda de peso ocorre mais lentamente e em menor proporção, mas aliada a hábitos saudáveis o paciente pode perder peso ainda nesse período, sendo que no terceiro ano há uma estabilização.
A pergunta que não quer calar: É possível recuperar o peso perdido pós cirurgia? A resposta é SIM! Não existe nenhum procedimento milagroso, se o individuo não se conscientizar e mudar seus hábitos alimentares, incluir atividades físicas na sua rotina, é possível ter reganho de peso e ainda em alguns casos pode ter desnutrição, uma vez que o indivíduo tem uma desabsorção de nutrientes por conta da derivação realizada no seu organismo.
Existem outros procedimentos para redução de peso, a escolha da técnica adequada deve ser individualizada e não padronizada. Procure um cirurgião especializado e ele poderá indicar o melhor procedimento para cada caso.

1 Comentário

  • Aqui é a Solange De Oliveira, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro