A Obesidade é uma doença crônica que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. O número de pessoas obesas tem crescido num índice alarmante, sendo considerado inclusive como um problema de saúde pública.
Somente no Brasil há mais de 20 milhões de pessoas obesas, sendo que na população adulta, cerca de 12,5% são do sexo masculino e 16,9% são do sexo feminino. Mas não para por aí, cerca de 50% das pessoas tem sobrepeso, o que pode acarretar em inúmeros problemas, tantos para as pessoas acometidas pelo excesso de peso, quanto para a saúde pública no geral.
As causas da obesidade podem vir da alimentação inadequada ou excessiva, sedentarismo, mas também podem ter fatores genéticos e ainda a influência de fatores psicológicos. Analisar um obeso vai muito além de analisar apenas a alimentação de uma pessoa. É preciso verificar todos os fatores que a levaram engordar e realizar o tratamento adequado para cada fator encontrado.
Neste caminho, a Cirurgia Bariátrica vem sendo muito utilizada como forma de controle dos problemas que a obesidade traz, uma vez que geralmente pessoas obesas podem apresentar comorbidades, que são doenças associadas a obesidade.
Existem quatro tipos de cirurgias bariátricas aprovadas no Brasil: Bypass gástrico, a banda gástrica ajustável, a gastrectomia vertical e a derivação bileopancreática, além do balão gástrico, que é considerado uma terapia auxiliar não cirúrgica.
Em próximos posts falarei um pouco de cada cirurgia e qual é o procedimento para realização dela. Aproveitem e deixem suas dúvidas nos comentários e eu trarei as respostas para vocês.