A curcuma longa L., também conhecida como Açafrão da Terra é uma planta originária da Índia e do sudeste da Ásia e foi introduzida no Brasil na década de 80. No entanto, quando falamos somente Açafrão, estamos falando de outra espécie distinta, pois o Açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus, já a Cúrcuma possui um caule subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Apesar de serem diferentes plantas, possuem cores e propriedades medicinais parecidas.
Esta espécie se difundiu pela América e algumas regiões da Europa, desenvolvendo-se em solo úmido e argiloso, portanto, se adaptando bem na maioria dos países tropicais.
Utilizada há mais de 6.000 anos pela medicina Ayurveda, a Cúrcuma é tradicional na Índia, sendo prescrita na prevenção e controle de desordens físicas que incluem: resfriado, sinusite comprometimento de vias aéreas, infecções por bactérias, alterações hepáticas, diabetes, feridas, reumatismo, anti-HIV, antiparasitário, inibidor da carcinogênese e até mesmo anorexia.
Grandi (2014) destacou as propriedades farmacológicas da Cúrcuma, por sua ação anti antidiarreica, diurética, antiescorbútica, antiespasmódica, hepatoprotetora.
Além disso, a Cúrcuma apresenta propriedade antiinflamatória, antibacteriana, antiviral, antifúngica e antitumoral (BASTOS; ROGERO; ARÊAS, 2009), propriedades anticonvulsivantes (ALONSO, 2016), é também utilizado no combate da artrite, na redução do nível de colesterol (ALMEIDA, 2006), tem ação sedativa e no sistema imune (YU; KONG; CHEN, 2002) e ainda função antioxidante e neuroprotetora (KIM; KIM; YANG, 2014).
Viram quantas propriedades tem a Cúrcuma ou o Açafrão da Terra? Utilize como ingrediente nas suas receitas em substituição dos temperos industrializados, além dos benefícios citados acima, você terá muita cor e sabor nos seus pratos.