A busca pela qualidade de vida tem sido uma constante para mim e esse termo chega até ser difícil de explicar, pois ele é muito abrangente. A maioria das pessoas relacionam o termo com o “sentir-se bem”, mas não é só isso, acredito que a qualidade de vida seja um equilíbrio entre diversos fatores, entre eles a alimentação, a saúde física e mental, principalmente em tempos de pandemia.
A Organização Mundial da Saúde define qualidade de vida como: “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”, mas simplificando tudo isso, se há um equilíbrio em todas as áreas da sua vida e você se sente bem com isso, você tem qualidade de vida!
Quanto aos três pilares que citei acima: Alimentação, saúde física e saúde mental, devemos buscar sempre melhorar, pois uma coisa influencia diretamente a outra. Enxergo isso como um triângulo, se tirarmos qualquer um dos lados, desmontamos o triângulo. Assim é a nossa vida, é preciso ter disciplina na alimentação, para que haja saúde física. É preciso ter saúde física para que tenhamos saúde mental e por fim é preciso ter saúde mental, para que consigamos atingir a saúde física e a boa alimentação. Percebem a complexidade da coisa?
Busco todos os dias esse equilíbrio, pois muitos anos da minha vida o triângulo não estava completo. Sei que com meu equilíbrio, consigo equilibrar outras pessoas. Buscar qualidade de vida significa influenciar positivamente os outros também. Tenha como exemplo a sua casa, se uma pessoa está em desequilíbrio, isso pode afetar as demais. No ambiente de trabalho e de convívio social não é diferente.
Eu costumo dizer que ser saudável tem a ver com as pequenas mudanças que realizamos em nosso dia a dia e não se limita apenas a alimentação e exercícios, se você se sente feliz e bem, isso já é ser saudável.
O que você tem feito pela sua qualidade de vida? Tem cuidado da sua alimentação, da sua saúde física e mental? Perceba o quanto é curta nossa vida e quanto temos urgência por manter o equilíbrio, faça isso por você!