As cirurgias bariátricas vêm crescendo gradativamente no Brasil por conta da sua eficácia no emagrecimento e no controle das doenças relacionadas com a obesidade. A primeira medida para um pré operatório eficaz é a escolha de um cirurgião especialista. Ele poderá orientar todos os passos para a realização da cirurgia, o melhor método a ser utilizado e indicar uma equipe multidisciplinar que fará todo o acompanhamento do processo bariátrico. Esta equipe geralmente é formada pelo cirurgião, nutricionista e psicólogo, podendo em alguns casos ter outros profissionais.
Os exames de avaliação para cirurgia podem variar de cirurgião, mas geralmente são: Hemograma completo, Urina Tipo I, Protoparasitológico de fezes, Glicemia, Colesterol, Coagulagrama, Ureia, Creatinina, Eletrocardiograma, Ecocardiograma com Doppler colorido, Raio X de tórax, Espirometria, Ultrassom Abdominal, além de Endocospia Digestiva com investigação de H Pylori.
Existem também alguns laudos necessários para a liberação da cirurgia, dentre eles: Nutricional, Clínico Geral ou Endocrinologista, Psicólogo ou Psiquiatra, Cardiologista, Pneumologista, Dentista, do próprio Cirurgião e alguns casos Cirurgião Vascular.
Durante o período pré operatório é necessário estar em acompanhamento com a equipe multidisciplinar, que dará o direcionamento pré e pós cirúrgico. O nutricionista faz a preparação e ensina todo o processo nutricional pós cirúrgico. O psicólogo trabalha a forma como o paciente trabalhará com sua imagem e emoções durante o processo de emagrecimento. Nesta fase também podem ser solicitadas sessões de fisioterapia pulmonar e avaliação com anestesista.
O processo pré operatório não é nada fácil, costuma ser cansativo e estressante para a maioria dos pacientes, muita gente acaba desistindo da cirurgia nesta fase. É importante salientar que cada item deve ser feito, pois é este processo que determinará a eficácia da cirurgia.