A Gastrectomia Vertical ou também conhecida como Sleeve é uma técnica de cirurgia bariátrica considerada restritiva e metabólica, onde o estômago é transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 ml.
Considerado um procedimento com boa eficácia para perda de peso, mas tem destaque pelo controle de doenças como colesterol, triglicérides, hipertensão arterial e acredita-se também para o diabetes.
Realizada há mais de 20 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em pouco tempo esta técnica será uma das mais adotadas no Brasil e no mundo.
Uma variação da Gastrectomia é a Duodenal Switch, onde além da retirada de parte do estômago, também é feito um desvio intestinal. No procedimento é retirado 60% do estômago, no entanto, a anatomia do órgão e a fisiologia de esvaziamento do estômago são preservados.
Em relação ao desvio intestinal, assim como na técnica Bypass, há redução de nutrientes, o que leva a perda de peso corporal, sendo 75% a 85% do excesso de peso inicial do paciente.
Converse com um cirurgião especializado e veja qual técnica se adequa melhor a seu caso.