A dieta pastosa é a segunda fase de alimentação pós cirurgia bariátrica, ela tem consistência mais mole e é especialmente indicada nos casos das cirurgias do sistema digestório, podendo ser também introduzida a pacientes não bariátricos que tem dificuldade de mastigação ou outras enfermidades.
Esta fase tem a finalidade de facilitar o processo digestório, pois ela diminui o esforço do intestino para digerir os alimentos. Os alimentos permitidos na dieta pastosa são geralmente os cereais, frutas, legumes descascados, ovos, peixes e carnes transformados em pastinhas ou purês.
Mingaus, purês, sucos de frutas coados, frutas amassadas, leite, iogurtes, queijos amassados, geléias, gelatinas são também boas opções desta fase.
Já na parte dos alimentos não permitidos nesta fase, entram as frutas secas, castanhas, coco, biscoitos, alimentos empanados ou fritos, embutidos, iogurtes com pedaços de frutas, bagaço ou casca das frutas e sementes, vegetais e hortaliças que são consumidos crus.
A dieta pastosa é melhor tolerada aos pacientes bariátricos, pois os alimentos são consumidos separadamente e não todos misturados como na dieta líquida.
Sobre a quantidade que deve ser consumido de cada alimento, isso varia de caso a caso, quem avalia isso é o nutricionista em conjunto com o cirurgião, por isso é tão importante o trabalho da equipe multidisciplinar.