A Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo insuflável de silicone e em forma de anel, que é colocado na parte superior do estômago através de videolaparoscopia e que é utilizado para o tratamento da obesidade. No procedimento, o estômago é dividido em duas câmaras, reduzindo assim a quantidade de alimentos ingeridos. A Banda induz o paciente a uma ingestão lenta, que causa a sensação de saciedade, ainda que a quantidade de alimentos ingeridos seja pequena.
Considerada uma técnica puramente restritiva, é colocado sob a pele um dispositivo de ajustamento, que permite controlar o esvaziamento do estômago.
A Banda Gástrica não promove mudanças de hormônios como a técnica Bypass, mas é considerado um procedimento seguro e que promove cerca de 50% a 60% de perda do excesso de peso inicial do paciente e ainda colabora no controle da diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras comorbidades.
Esta técnica foi criada no Brasil em 1996 e representa hoje menos de 1% dos procedimentos bariátricos realizados no país e segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, encontra-se quase em desuso.
Para analisar qual é o melhor procedimento para seu caso, consulte sempre um médico especialista.