O acompanhamento nutricional é de extrema importância ao paciente pré e pós bariátrico. O nutricionista está na equipe multidisciplinar auxiliando todo o processo de emagrecimento, na adequação da alimentação para cada fase da dieta pós cirúrgica e para a suplementação que muitas vezes se faz necessária.
A conduta nutricional do pré operatório divide-se em três etapas:
A avaliação antropométrica, onde são feitas avaliações físicas através de vários métodos, para determinar o peso, altura, entre outros;
A Avaliação bioquímica, que serve para verificar exames e determinar possíveis deficiências nutricionais;
Avaliação dietética, que verifica o consumo de alimentos e bebidas, muitas vezes feitos através de recordatórios alimentares.
Dessas avaliações é possível identificar e tratar deficiências e/ou doenças e minimizar o risco cirúrgico, realizar um planejamento alimentar adequado para a perda de peso e adaptação a cirurgia.
No pós cirúrgico são realizadas avaliações permanentes, principalmente nos casos de cirurgias desabsortivas, onde muitos nutrientes não são absorvidos. Nas avaliações é possível adequar o plano alimentar com os hábitos do paciente e ainda devolver a ele através dos alimentos e de suplementação quando necessária, os nutrientes perdidos no processo de emagrecimento.
O acompanhamento nutricional ideal envolve um programa contínuo, desde o processo pré operatório até o período pós operatório. O envolvimento do paciente com o processo é muito importante, pois o seu comprometimento com o trabalho multidisciplinar, reflete diretamente no sucesso da cirurgia.