Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Dia Mundial do Diabetes é comemorado no dia 14 de novembro e foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença.
Este dia foi escolhido em homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto. A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas.
A diabetes provoca alta mortalidade por doenças cardiovasculares como infartos e insuficiência cardíaca, AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
Segundo o Atlas Mundial de Diabetes da IDF, o Brasil tem 12.5 milhões de pessoas com diabetes e a previsão é que esse número chegue a 20.3 milhões em 2045. Entre os 10 países com mais pessoas sem diagnóstico, o Brasil está em quinto lugar, com 5.7 milhões de indivíduos.
Diabetes tipo 1
O Diabetes tipo 1 é conhecida como Diabetes autoimune ou juvenil, pois o sistema imunológico ataca equivocadamente as células do pâncreas, fazendo com que ele perca a capacidade de produzir insulina.
Esse tipo surge na infância ou adolescência, e a pessoa precisa usar insulina diariamente para adequar os níveis de glicose no sangue. O Diabetes tipo 1 é o de menor incidência na população e acomete cerca de 10% dos indivíduos com a doença.
Diabetes tipo 2
Nesse tipo de Diabetes a forma como a glicose é metabolizada no organismo está afetada devido a resistência aos efeitos da insulina. Seu surgimento, na grande maioria das vezes, está relacionado a uma combinação de fatores de risco preveníveis e não preveníveis e hábitos de vida ruins, como a má alimentação e o sedentarismo. A Diabetes tipo 2 é a mais comum e afeta cerca de 90% das pessoas com a doença.
Excertos:
diabetes.org.br
endocrino.org.br
laboratoriosobrinho.com.br