O Psylliym é uma fonte natural de fibra solúvel, que é derivada das sementes e das cascas de um arbusto chamado Plantago Ovata Forssk.
Fibra solúvel é um tipo de fibra encontrada principalmente em cereais, frutas, legumes e vegetais. Estas fibras se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por um tempo maior.
As fibras solúveis são importantes para nosso organismo, pois ajudam a prevenir prisão de ventre, pois absorvem água para as fezes, hidratando-as e fazendo com que elas fiquem mais macias, facilitando assim a passagem pelo intestino e na evacuação.
Em relação ao Psyllium podemos considerá-lo um forte aliado no emagrecimento saudável, pois por ser uma fibra alimentar, após sua ingestão, a fibra prolonga o tempo de mastigação e permite a secreção de maior quantidade de saliva e de suco gástrico, fazendo com que o estômago se expanda e cause maior saciedade, além de controlar o apetite.
Outro fator importante é que por ser uma fibra solúvel, o Psyllium atua como um laxante natural equilibrado, combatendo a prisão de ventre, hemorróidas e fissuras anais.
Fibras no geral podem contribuir para a prevenção do Diabetes tipo II, do Câncer de Colón e Reto, Constipação, Doenças Cardiovasculares, Controle de níveis de colesterol, triglicérides e Regulação da pressão arterial.
Para aproveitar os benefícios das fibras alimentares, seja do Psyllium ou de outras, sugere-se o uso de 18 a 38g por dia por adultos, podendo esse valor sofrer variação de acordo com a faixa etária.
Consulte sempre um médico ou profissional de nutrição antes de qualquer tratamento.
VILCANQUI-PEREZ, Fulgencio y VILCHEZ-PERALES, Carlos. Fibra dietaria: nuevas definiciones, propiedades funcionales y beneficios para la salud. Revisión. ALAN [online]. 2017, vol.67, n.2, pp. 146-156. ISSN 0004-0622.