ALIMENTOS DIET, LIGHT OU ZERO

Você sabe a diferença entre alimentos Diet, Light e Zero?

Alimentos Diet, Light e Zero estão cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados, mas você sabe qual é a diferença entre eles?
Segundo a ANVISA, a definição de Diet é:
Alimentos para fins especiais são aqueles especialmente formulados ou processados, nos quais se realizam modificações no conteúdo de nutriente a fim de atender às necessidades nutricionais de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas, como por exemplo, diabéticos e hipertensos.
O termo diet somente pode ser utilizado em algumas categorias de alimentos para fins especiais, estabelecidas na Portaria n. 29/1998: alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso e alimentos para ingestão controlada de açúcares.
Alimentos como shakes, pós para preparo de bebidas para redução de peso em substituição parcial de refeições, geléias para dietas com controle de açúcares ou pós para sopas com restrição de sódio podem utilizar a expressão diet em sua embalagem, no entanto é necessário avaliar muito bem a tabela nutricional, pois não necessariamente esse alimento pode estar isento de açúcar.
Já os alimentos Light são:
A informação nutricional complementar (INC) é a informação utilizada de forma opcional pelos fabricantes para descrever e ressaltar o conteúdo absoluto ou relativo de determinados nutrientes ou valor energético em alimentos embalados de modo geral.
Alguns exemplos de INC são: fonte de cálcio, rico em ferro, reduzido em calorias, não contém açúcar. O termo light é um tipo de INC, e é sinônimo de “reduzido”. Assim, para ele ser usado no rótulo de algum alimento, sua composição deve atender aos requisitos estabelecidos na Resolução RDC n. 54/2012 para uso da Informação Nutricional Complementar (INC) comparativa “reduzido” em determinado nutriente.
Um alimento light não necessariamente é um alimento reduzido em teor de gordura como muita gente acha, é preciso prestar atenção também na tabela nutricional, pois alguns alimentos podem ter uma redução em valor energético, açúcares, gorduras saturadas e totais, colesterol ou sódio por exemplo.

Para serem considerados lights, os alimentos precisam de uma redução mínima de 25% no seu valor energético ou no conteúdo de algum nutriente, em relação a um produto convencional.
Os alimentos zero tem a características semelhantes aos lights, no entanto, para serem considerados zero, precisam não possuir algum nutriente em sua composição, ou seja, retirada total de açúcar ou sódio por exemplo.
Simplificando, alimentos dietéticos são utilizados apenas para fins especiais e para um público específico, por outro lado os lights são utilizados por pessoas que querem reduzir o consumo de algum nutriente, os zeros, quando é preciso excluir algum nutriente da alimentação. Esses alimentos podem ter composições nutricionais muito variáveis, sendo importante a consulta de um nutricionista para avaliar a necessidade de um deles, pois comer alimentos diet, light ou zero nem sempre indica que você está tendo uma alimentação saudável.
• Alguns trechos foram extraídos da publicação da ANVISA.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/documents/111522/2783329/Consumo+e+Sa%C3%BAde+Dezembro+2013+-+Ano+6+-+N%C2%BA+33/97f196ad-92db-4752-b645-13556a063ddc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro