DISTÚRBIOS ALIMENTARES – PARTE 2

Na última coluna falamos um pouco sobre os distúrbios alimentares, o que são e quem afetam. Hoje trago para vocês uma breve descrição sobre os mais conhecidos, pois muita gente tem um ou mais distúrbios e acha que está tudo normal.
Para que seja possível uma ajuda efetiva, é preciso conhecer! Conheça e se for preciso busque ajuda ou ajude alguém que precisa.
Compulsão Alimentar – É a necessidade de comer demasiadamente mesmo sem sentir fome. As pessoas com compulsão alimentar não deixam de se alimentar apesar de estarem satisfeitas, geralmente o fazem em grandes quantidades e em pouco tempo. Estresse, desequilíbrio emocional e problemas com a imagem corporal podem desencadear a perda de controle da pessoa.
Anorexia Nervosa – O medo excessivo com o ganho de peso leva a pessoa com Anorexia a consumir baixas quantidades de alimentos e alguns caso até jejuar. A pessoa com esse distúrbio se olha no espelho e mesmo estando extremamente magra, se enxerga gorda, o que causa um problema com sua imagem pessoal. O fato da pessoa se enxergar obesa a leva a fazer atividades físicas excessivas, tomar laxantes e diuréticos para não ganhar peso. Em muitos casos também desenvolvem Bulimia.
Bulimia – A oscilação entre a ingestão exagerada de alimentos e um sentimento de perda de controle sobre a dieta faz com que pessoas com bulimia forcem vômitos em busca de “retirar” do seu corpo o alimento ingerido, em alguns casos também são utilizados laxantes e diuréticos para impedir o ganho de peso. Algumas pessoas com anorexia recorrem a bulimia quando acham que comeram excessivamente ou por que simplesmente se alimentaram.
Vigorexia – Este distúrbio geralmente presente nos homens ocorre quando o individuo está insatisfeito com sua forma física. Em muitos casos, homens que já tem uma rotina de treino de musculação regrada e acham que o ganho de massa muscular não está dentro do esperado. Pessoas com esse transtorno costumam treinar exaustivamente e por causa de sua insatisfação recorrem a dietas muito restritas e uso de substâncias para perder gordura ou ganhar massa muscular.
Ortorexia – O objetivo das pessoas com Ortorexia nem sempre é de perder peso, mas sim a busca obsessiva por se alimentar de forma saudável ou a busca de curas através de alimentos. E ao contrário do que se pensa, esse distúrbio também pode afetar a saúde e a vida das pessoas, pois restrições alimentares se fazem presente e a pessoa passa a ingerir somente o que acha que é aceitável para uma vida “saudável”, podendo causar deficiências no organismo. A vida social também pode ser afetada, uma vez que o individuo deixa de realizar atividades com seus amigos e familiares, para não comer alimentos fora da dieta que ela mesma estabeleceu.
Distúrbios alimentares precisam ser tratados, se você se encaixa ou conhece alguém nesta situação, busque ajuda, pois com boa vontade, ajuda e tratamento, qualquer um pode se curar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem sou eu

Prazer, Elaine Navarro! Uma mulher determinada e e dedicada em prol do bem estar e segurança de Mogi Mirim!

Serviços

Posts recentes

Elaine Navarro